Storytelling: O que é e como utilizar essa técnica para atrair e encantar mais clientes.

Storytelling é a arte básica de contar uma história, de comunicar sua ideia, mensagem ou evento, de uma forma que envolva o telespectador durante a narrativa. O que o storytelling faz é gerar vida ou significado para um cenário, ou seja, mostra pro telespectador que você já esteve na mesma situação que ele, ajudando assim a promover o seu negócio e a vender seus serviços de forma indireta.

Fiz meu site, estou ranqueado no Google, mas não aumento meus lucros, por quê? Talvez você não tenha usado as técnicas corretas de storytelling para sites.

Se o seu site está no ar, está tendo um bom número de visitantes por dia porém não está conseguindo convertê-los, isso acontece porque o próprio visitante não está sendo convencido o suficiente sobre o seu serviço, ou seja, não está sendo despertado o desejo nele para que possa se tornar seu cliente. 

Talvez o problema esteja no seu produto, na escolha das imagens, o preço ou simplesmente o TEXTO. Talvez você não esteja usando a técnica correta para se comunicar com o seu público. 

Mas afinal, o que é storytelling?

Storytelling é a arte de contar, desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos — personagem, ambiente, conflito e uma mensagem — em eventos com começo, meio e fim, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível ao conectar-se com o leitor no nível emocional. Essa técnica é muito usada dentro do marketing para fortalecer uma mensagem, envolver o leitor e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Digamos que queremos contar histórias sobre o sol.

STORY: o próprio sol.
TELLING: são as maneiras que falaremos isso. Temos diversas versões para contar como é o sol.
Mercúrio, por sua proximidade, falaria que o sol é quente demais, um calor infernal.

A Terra o chamaria de Astro Rei. Há um equilíbrio maior por causa das estações.

Já Netuno reclamaria: “o Sol é muito distante. Aqui é frio demais!”.

Viram como temos diversas versões da mesma história? Isso significa que o storytelling pode ser personalizado de acordo com o público.

Qual é a importância do storytelling?

O storytelling é importante, pois o cérebro humano guarda muito melhor uma história do que dados. Produzir uma narrativa, humaniza o seu produto e deixa o consumidor mais próximo da sua empresa.

Ao contar boas histórias, você garante que está produzindo um material único. Por mais que seja sobre um tema desgastado ou de conhecimento geral, o seu conteúdo abordará uma perspectiva única: a sua.

O storytelling é um ponto fundamental para você alcançar sucesso em marketing de conteúdo.

Talvez você já tenha percebido que, atualmente, poucas pessoas realmente leem aquilo que está escrito.

Elas somente “batem os olhos” e passam para o próximo assunto.

E é por isso que uma história contada de maneira simples, objetiva e com interação com o público, pode fazer muito mais sucesso, tendo, como consequência, melhores resultados (vendas) em seu negócio.

E isso acontece porque histórias geram identificação, despertam emoções, nos seduzem com facilidade. 

Como usar storytelling no marketing

Para gerar leads e conversões utilizando o método do Storytelling no marketing, precisamos utilizar o princípio da autoridade contando a sua trajetória, assim você terá o pretexto para mostrar que pode ajudar o lead a solucionar aquele tipo de problema. 

O storytelling é importante, pois o cérebro humano guarda muito melhor uma história do que dados. Produzir uma narrativa, humaniza o seu produto e deixa o consumidor mais próximo da sua empresa.

Embora esteja na moda texto mais agressivos e persuasivos, o storytelling é ideal para marcas que buscam estabelecer conexões emocionais com os seus clientes.

Storytelling que desperta o interesse das pessoas

Pessoas se conectam com pessoas e contar a sua história de forma emotiva pode ajudar, incentivar as pessoas e fazer com que elas criem empatia pela sua empresa, sua marca, seu processo de crescimento. 

Outra forma de incentivar também os seus clientes é partilhar os seus valores, seus princípios, objetivos e sonhos. Isso faz com que mais pessoas se conectem com você e se sintam cada mais vez mais motivados em aderir seu produto e/ou serviço.

Storytelling no seu sites: encante seus visitantes

Como já foi dito aqui diversas vezes, contar uma história de uma forma mais elaborada, com gatilhos mentais, gera resultados incríveis e com o seu site não poderia ser diferente. 

Todo site precisa ter a seção de Quem Somos, Sobre Nós, e é nesse momento em que você deverá utilizar as ferramentas corretas para atrais uma conexão com o seu possível cliente. 

Talvez você não tenha uma história incrível para contar, mas com certeza aconteceu algum fato em que lhe faz diferente dos demais e isso que irá atrais o seu cliente, você só precisa utilizar a estrutura correta para isso. Se você souber transmitir esses detalhes você conseguirá encantar mais e mais clientes. 

Utilizar um bom storytelling no seu site pode gerar mais e mais engajamento pois as pessoas irão se interessar tanto pela sua história, irão se conectar tanto, que irão compartilhar em suas redes sociais, o que atrairá cada vez mais visitantes para o seu site, aumentando assim o seu tráfego. 

Lembre-se: Todo sucesso depende de como você conta a história. 

O Conceito Visual de Storytelling

O marketing de informação visual veio para ficar e se tornou parte dos orçamentos das principais empresas, você até já pode ter percebido isso mas ainda não tinha caído a ficha.

Um estudo recente da Social Media Examiner diz que 70% dos profissionais de marketing de internet planejam aumentar o uso de elementos de marketing visual.

Como se constata, a informação visual seja ela infográficos, vídeos, memes, print screen, etc.,  se torna cada vez mais compartilhável nas redes sociais. 

Seus clientes não estão procurando por um discurso de vendas de extremo sucesso ou algo que soe perfeitamente bom, eles já tem isso demais. 

Um estudo conduzido pela Forrester Research descobriu que 88% dos executivos e responsáveis por tomadas de decisão nas organizações preferem a conversa do que apresentações de vendas agressivas.

Um estudo conduzido pela Forrester Research descobriu que 88% dos executivos e responsáveis por tomadas de decisão nas empresas preferem uma conversa do que apresentações de vendas agressivas.

Ou seja, eles preferem um bom storytelling. 

Storytelling e seus principais benefícios na persuasão

Persuasão é simplesmente a chave que irá destravar a sua conversão, isso é um grande fato e verdade. Isso porque o marketing é feito para pessoas, e essas são dotadas de emoções. 

Nosso cérebro é incentivado fortemente a responder gatilhos mentais e o storytelling é a fonte natural mais poderosa para esses gatilhos. E quando você entende de como persuadir os outros, você não irá lutar tanto para obter mais tráfego.

Um bom Storytelling gera um bom negócio

Parece impossível criar storytelling para sites, mas você pode começar tentando entender a essência da sua empresa, responda perguntas como: quais são meus ideias? Quais os meus objetivos? Por que a empresa surgiu? Quais foram as maiores dificuldades que encontramos? Como superamos? O que nos motiva todos os dias? Por que o meu negócio é importante para sociedade? Como ele está contribuindo para a vida das pessoas e para um mundo melhor?

Após obter todas essas respostas, organize-as em formato narrativo e cronológico. Conte os pontos baixos e altos da sua empresa, assim, como o seu cliente, você não vive apenas de sucesso.

Depois de tudo isso, simplifique. Escreva essa história como se tivesse contando pela primeira vez para um amigo desinteressado e como se você estivesse tentando despertar emoções dentro dele.

Mas vale lembrar que tudo o que foi escrito aqui foi com o intuito de lhe ajudar a contar uma boa história que crie conexão com o seu público, mas isso não é receita de bolo para você seguir os passos sem fazer nenhuma alteração. 

Com o storytelling, não existem mandamentos ou escrituras na pedra, e essa é a graça. Podemos reinventá-lo a cada texto e, por isso, sempre há uma forma de aprender algo novo.

E se você quiser saber como a A2 Digital pode te ajudar nessa caminhada de construção de narrativa, fala com a gente que vamos te ajudar da melhor forma possível. 

Picture of Anyssa Miranda

Anyssa Miranda

Web Designer Especialista em Criação de Sites Otimizados.

Compartilhe esse conteúdo:

Leia Também

Quer acelerar os seus resultados através da internet?

Entre em contato agora e vamos dar início a essa transformação. 

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Opinião de quem importa

Confira o que os nossos clientes têm a dizer

Matheus Guedes
Matheus Guedes
27/07/2023
Profissionais excelentes e ótimos professores! Gratidão
Carine Uchoa
Carine Uchoa
20/06/2023
Excelentes profissionais! Experiência e expertise! Recomendo muito!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
11/05/2023
Empresa séria e comprometida.
Renan Braga
Renan Braga
11/05/2023
Excelente experiência com a A2 Digital! Augusto e Anyssa muito atenciosos e competentes! Recomendo !
Vládia Silveira
Vládia Silveira
14/01/2023
Perfeição, aderi ao serviço e amei! Já estou tendo retorno 🥰
Marley Uchoa
Marley Uchoa
13/01/2023
Compromisso, agilidade e boas ideias com trocas bem positivas. Recomendo.
Maite Magalhães
Maite Magalhães
04/08/2022
Sempre fui mto bem atendida! Anyssa e Augusto são super capacitados e sempre muito disponíveis!
Thiago Barreto Carvalho
Thiago Barreto Carvalho
04/08/2022
Extremamente comprometidos c o resultado e profundos em conhecimento. Estou adorando a experiência. É recente p mim, ainda vamos colher frutos maiores, mas o profissionalismo da A2 me encanta.