Tráfego Pago.. Custo ou Investimento para a Empresa?

Tráfego Pago.. Custo ou Investimento para a Empresa?

Uma boa estratégia de marketing eleva o valor do seu negócio no mercado, desperta o interesse no consumidor e gera vendas. Dessa forma, será que marketing pago pode ser considerado um custo ou um fantástico investimento para a sua empresa?

Se a sua empresa não investe em marketing, está perdendo uma oportunidade de ser considerada pelo público uma autoridade naquilo que faz e vende. Caso o seu concorrente já faça esse investimento, posicionando-se de forma adequada nos canais de mídia, é ainda mais provável que você perca clientes.

Phillip Kotler, considerado o pai do marketing e atualmente um dos maiores expoentes contemporâneos do assunto, pontua:

“Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo. E nenhuma ao custo de não realizá-lo.”

Em vez de se perguntar o quanto custa manter uma estratégia de marketing na sua empresa, você já pensou o quanto perde ao não dar atenção ao setor?

Uma boa estratégia de marketing eleva o valor do seu negócio no mercado, desperta o interesse no consumidor e gera vendas.

Evolução no Mundo Marketing

Poucas décadas atrás, para uma empresa obter destaque em seu mercado de atuação, ela precisava direcionar uma grande parte do seu faturamento para ações de marketing. O custo das produções era alto e as opções de mídia eram poucas, o que deixavam os espaços publicitários restritos e caros. Somente as grandes marcas é que apareciam nos intervalos comerciais dos canais abertos de televisão, nos spots de rádio e nas páginas das revistas. Às empresas menores, restava apenas a esperança de serem conhecidas pela famosa propaganda “boca a boca”.

Tudo isso mudou com o desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas e a revolução das mídias digitais. As redes sociais surgiram e não pararam mais: começamos com redes de conteúdo escrito, depois vídeo e, agora, caminhamos para as redes de áudio. Os serviços de streaming também crescem a passos largos.

O marketing digital democratizou o acesso das pequenas empresas ao seu consumidor. As mídias sociais têm custo menor dos que as mídias offline e são muito mais assertivas na segmentação do público, além de possibilitarem um monitoramento amplo dos rastros deixados pelo seu público consumidor.

Marketing Digital bem feito não Custa Dinheiro, Gera Dinheiro

Se eu pedisse a você para me dar $500 hoje e pudesse garantir que lhe devolveria $1.000 em 30 dias, você me daria o dinheiro? Não é um truque e sei que não posso roubar o seu dinheiro. É uma negociação direta de 30 dias sem seus $500 para um retorno de 100% do seu investimento.

O único motivo para não aceitar seria se você não conseguisse juntar esses $500 extras. Mas você poderia fazer isso por $300, ou qual seja o valor que você pudesse juntar. Com esses números, é algo fácil de convencer. Você não perde.

Toda a receita usada para remunerar um serviço que traz retorno à empresa deve ser considerada um investimento. O investimento em marketing e comunicação significa impulsionar as vendas.

Imagine uma empresa que não investe em marketing com outra que mantém os trabalhos regularmente. A tendência é que esta última tenha um melhor posicionamento, oferecendo aos seus clientes mais valor.

Compreender quem é o seu cliente e como o seu produto vai ajudá-lo tem o poder de definir

A era da informação torna a tomada de decisão do consumidor cada dia mais complexa. Com o smartphone em mãos e acesso à internet, ele detém o conhecimento sobre quais as melhores opções de produtos e serviços para solucionar o problema apresentado.

Então, você prefere perder dinheiro ou investir na sua empresa?

Se você se juntar com um tipo certo de agência, o marketing não vai lhe custar dinheiro a longo prazo – vai te render dinheiro. Como no exemplo acima, você tem que investir seu dinheiro nas etapas iniciais, mas no final provavelmente terá um ótimo retorno do seu investimento.

Agora, você deve estar se perguntando, se é tão óbvio, por que investimento em marketing não é uma venda fácil? Novamente, estamos de volta ao que denominamos posicionamento e percepção. Algumas agências de marketing prometem muito “retorno sobre o investimento”. Mas quando não entregam dentro do prazo prometido, o relacionamento azeda.

Tem também outras agências que não prometem nada com medo de falhar. Isso torna a venda de soluções de marketing mais difícil porque não há nenhum benefício visível para o cliente.

Pode parecer uma diferença irreconciliável, mas na verdade há uma solução fácil para esse problema.

Contar com especialistas da área é fundamental para garantir que o trabalho dê o resultado esperado.

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Augusto César

Especialista de Performance em Tráfego Pago

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