Você Sabe o que é o Google Meu Negócio e a Importância dele para a sua Empresa?

Google Meu Negócio

Se você ainda não sabe o que é Google Meu Negócio, pode estar perdendo uma excepcional oportunidade para conseguir exposição gratuita nas páginas de respostas do Google, principalmente se você tiver um pequeno negócio local.

Hoje o Google é a principal fonte de pesquisas de usuários e consumidores que desejam obter informações sobre um produto, serviço ou negócio. Dessa forma, estar presente na plataforma e disponibilizar aos clientes informações importantes e corretas da sua empresa, é fundamental para aumentar as vendas e conquistar a confiança dos consumidores.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite empresas serem encontradas mais facilmente pelos consumidores.

Ter uma presença online nesta ferramenta ajuda as pessoas a encontrarem sua empresa em diversas situações de pesquisa, como pelo nome da empresa, produtos e serviços que você oferece, e em buscas por localização geográfica.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, Google Search, e nos mapas, Google Maps.

A ferramenta permite um diálogo direto entre empresas e clientes, além de oferecer aos empreendedores a possibilidade de passar importantes informações aos usuários, por exemplo:

  • Endereço;
  • Telefone de Contato;
  • Horário de Funcionamento;
  • Horários de Pico;
  • Avaliação do Serviço ou Produto;
  • Perguntas e respostas;
  • Eventos que acontecerão;
  • Entre outros.

Os Grandes Benefícios do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio não é apenas gratuito, mas também muito fácil de usar e adequado para empresas e organizações que desejam gerenciar sua presença on-line em vários produtos do Google.

Presença Digital

Esta ferramenta permite saber como são as pesquisas dos clientes que chegam à sua empresa e de onde vêm. Além disso, fornece dados sobre a quantidade de pessoas que ligam por meio do número que aparece nos resultados da pesquisa.

No Google Meu Negócio, você pode adicionar todas as informações sobre sua empresa: o horário de funcionamento, o site, o número de telefone e a localização (um endereço postal, uma área de serviço ou um marcador de local, dependendo da empresa).

Interação

Com o GMB é possível ler e responder às críticas dos seus clientes, bem como publicar fotos do local ou das atividades que realiza. As empresas que fazem upload de fotos para perfis recebem 42% mais solicitações de usuários que buscam direções no Google Maps e 35% mais cliques em seus sites do que aquelas que não adicionam imagens.

Com os dados obtidos, você pode rastrear e obter estatísticas de seu negócio avaliando cliques, visitas e locais de busca para redirecionar ou continuar suas ações de marketing.

Gestão da informação

Com esta ferramenta será possível gerenciar as informações que os usuários do Google veem quando procuram sua empresa ou os produtos e serviços que você oferece. Quem olha o Google Maps ou o mecanismo de busca pode ver dados relevantes como: horário, endereço e site.

Atrair novos potenciais clientes

Sem dúvida, estar no Google Meu Negócio melhora a presença on-line da sua empresa para que novos clientes possam encontrar você e acessar o site da sua empresa.

Você também pode usar a publicidade baseada em localização com campanhas inteligentes do Google Ads para alcançar um público maior.

Insights

O Insights mostra como os clientes usam o mecanismo de pesquisa e o mapa do Google para encontrar sua empresa e o que fazem quando a encontram.

Os insights fornecem uma visão privilegiada de como as pessoas descobrem empresas no mecanismo de pesquisa. Esses dados incluem visualizações, pesquisas e ações do Google Ads e resultados orgânicos. Os insights podem ser obtidos individualmente ou em massa.

Como Criar o Google Meu Negócio?

Para criar sua ficha no Google Meu Negócio, é muito simples, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site do Google Meu Negócio;
  2. Faça login com a conta do Google que você vai usar para gerenciar sua ficha;
  3. Preencha com todas as informações solicitadas. Lembre-se que quanto mais informações, mais transparente sua empresa será;
  4. Insira o código de verificação para que sua ficha seja publicada. Ele pode ser enviado por mensagem, ligação telefônica e carta. Escolha o que mais se adequa a você, e solicite.
  5. Mantenha sua ficha sempre atualizada.

Lembre-se que todas as alterações realizadas no Google Meu Negócio levam até três dias para serem publicadas!

Você também pode estar em destaque no Google! Entre em contato com a A2 Digital para conversarmos sobre o seu negócio e saber o que podemos fazer para ajudá-lo!

Picture of Augusto César

Augusto César

Especialista de Performance em Tráfego Pago

Compartilhe esse conteúdo:

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Opinião de quem importa

Confira o que os nossos clientes têm a dizer