Com o crescimento rápido da indústria de e-Commerce, saber como montar uma loja virtual é uma das formas mais lucrativas de ganhar dinheiro online. Como ela não é limitada por horário de funcionamento e barreiras geográficas, seu negócio virtual será facilmente escalável.
Ter uma loja online é uma excelente maneira de expandir o alcance do seu negócio e aumentar as vendas. Mas, para ter uma loja online bem-sucedida, há alguns elementos fundamentais que você precisa considerar.
1 – Escolha uma Plataforma de Comércio Eletrônico
Para criar uma loja online, você precisará de uma plataforma de e-commerce. Existem diversas opções disponíveis no mercado, como Shopify, WooCommerce, Magento, entre outras. É importante escolher uma plataforma que atenda às suas necessidades específicas, levando em conta o tamanho da sua empresa, o número de produtos que você vende e suas habilidades técnicas.
WordPress, por exemplo, oferece milhares de plugins com diversas funcionalidades, desde melhorar o desempenho e a segurança do site até a criação de uma loja virtual. O mais popular Plug-in de comércio eletrônico para WordPress é o WooCommerce. Se você desejar usar essa plataforma, você pode optar por uma hospedagem WooCommerce.
Vários temas do WooCommerce já incluem layouts para páginas de produto, checkout e carrinho de compras, agilizando o processo de customização.
Além disso, oferece extensões essenciais para sites de comércio eletrônico, como rastreamento de remessa, complementos de produtos, várias soluções de pagamento e uma calculadora de impostos sobre vendas.
2 – Nome de Domínio e Hospedagem:
Você também precisará de um nome de domínio para sua loja online, que é o endereço da sua loja na web. E para que seu site esteja disponível na internet, você precisará de um serviço de hospedagem. É importante escolher um provedor de hospedagem confiável que possa garantir a segurança e o desempenho do seu site.
O domínio (ou a URL) do site nada mais é do que o seu endereço na web. Ele é único e identifica a sua loja virtual entre tantas outras existentes por aí.
Isso vale não só para o Brasil, mas para o mundo, mas para escolher o domínio, você deve levar em consideração alguns quesitos, como:
- Use o nome da marca junto a uma palavra-chave que defina o negócio — como www.a2digitalmkt.com.br. Pode acreditar: só o uso dessa palavrinha na URL já ajudará a posicionar o seu site nos mecanismos de busca;
- Prefira sempre nomes curtos e fáceis de lembrar, evitando caracteres especiais e termos estrangeiros. O intuito é facilitar ao máximo a compreensão de quem ouve o nome do seu site e decide procurá-lo na internet;
- Prefira domínios terminados em .com.br para garantir um melhor posicionamento regional, pois os mecanismos de busca identificam a localização do seu host e dão preferência a resultados nacionais. Não sendo possível usar um domínio .com.br, tente apenas .com
3 – Design Responsivo:
Ter um design responsivo é essencial para uma loja online porque permite que o site se adapte a diferentes tamanhos de tela e dispositivos, proporcionando uma experiência de usuário consistente e satisfatória para todos os visitantes, independentemente do dispositivo que estiverem usando.
Com um design responsivo, seu site pode ser visualizado e navegado facilmente em telas pequenas de smartphones, tablets, bem como em telas maiores de desktops. Isso é importante porque cada vez mais pessoas acessam a internet por meio de dispositivos móveis e é fundamental que seu site esteja preparado para essa realidade.
Além disso, o Google dá preferência a sites com design responsivo em seus resultados de pesquisa para usuários de dispositivos móveis. Isso significa que um site responsivo pode ajudar a melhorar o ranking do seu site nas pesquisas feitas em dispositivos móveis.
Outro ponto importante é a usabilidade, um site com design responsivo ajuda a melhorar a usabilidade do site, proporcionando uma experiência de navegação mais intuitiva e fácil para os usuários, o que pode aumentar a taxa de conversão e vendas.
Portanto, ter um design responsivo é fundamental para garantir uma presença online eficaz e oferecer a melhor experiência possível para seus visitantes, independentemente do dispositivo que eles estejam usando.
4 – Cadastre os primeiros produtos
Terminada a fase de estruturação para abrir uma loja virtual, você pode começar a cadastrar os primeiros produtos na sua plataforma.
Por mais que essa seja uma fase de grandes expectativas, já que você está prestes a ver o seu negócio em funcionamento, procure não se apressar.
Preste atenção nestes detalhes:
Fotos
As fotos devem ter uma resolução média de 72 pixels para permitir uma boa visualização sem sobrecarregar o site.
Use sempre fotos de boa qualidade e que mostrem os seus produtos sob diversos ângulos.
Ficha técnica
A ficha técnica traz detalhes sobre o produto.
Se pensarmos em um notebook, por exemplo, você deve abordar capacidade de memória, HD e armazenamento, entre outros.
Esses dados devem ser preenchidos para que usuários mais avançados na jornada de compra encontrem rapidamente todas as informações necessárias no seu site.
Descrição
A descrição de produtos é um texto mais amplo e fluido, que tem o objetivo de chamar a atenção para os benefícios da mercadoria em questão. Lembre-se de que esse texto deve despertar a imaginação e o desejo.
Portanto, se fôssemos falar de um notebook, escreveríamos como ele é veloz, ideal para quem edita vídeos, excelente para quem assiste streaming na internet, entre outros atributos que formam uma ideia do quão benéfico seria ter esse item em casa.
Comentários
Tenha sempre um campo de comentários para que os usuários que adquirem os produtos possam fazer recomendações.
Além de contar como uma atualização de página, ajudando no seu posicionamento nos mecanismos de busca, você contará com o aval de várias pessoas para convencer outros consumidores a comprarem.
Não se engane: hoje, as pessoas buscam esse tipo de referência e, no caso da internet, elas são prioritárias, uma vez que ajudam o cliente a estabelecer uma relação de confiança com a loja.
5 – Tráfego Pago:
Por fim, é importante promover sua loja online. Considere utilizar técnicas de marketing digital, como anúncios em mídias sociais, SEO e e-mail marketing. Isso ajudará a aumentar a visibilidade da sua loja e a atrair novos clientes.
Para encontrar, desde o início, consumidores prontos para comprar, o ideal é começar com uma estratégia de links patrocinados no Google e mídias sociais.
Esses anúncios pagos são exibidos quando o usuário faz uma busca na internet, facilitando o encontro entre a sua loja virtual e os novos compradores.
E acredite, é principalmente no começo da operação que não se pode abrir mão desse tipo de investimento!!!
E aí, deseja ter uma loja virtual para fazer com que o seu negócio venda muito mais para todo o Brasil? É só falar comigo que iremos decolar o seu faturamento!!
anyssamiranda.a2digitalmkt.com.br