Você Utiliza o Email Marketing Como Estratégia de Venda?

email marketing

Email Marketing trata-se de uma ótima oportunidade de nutrir e construir relacionamentos de alta qualidade com sua base de clientes. Quando feita de forma eficaz, a sua estratégia de email marketing pode aumentar a lealdade e retenção de clientes, criando pessoas promotoras da sua marca.

Existe uma grande dúvida em relação à eficácia do envio de e-mail marketing como estratégia de vendas. Esse questionamento acontece devido às más práticas do envio de e-mails realizadas por algumas empresas.

Quem nunca recebeu um e-mail marketing indesejado em sua caixa de e-mails?

Muitas empresas disparam e-mails marketing para listas de e-mails sem saberem a real procedência desses contatos. O que resulta no alcance de um número mínimo de consumidores realmente interessados nos produtos ou serviços oferecidos e, consequentemente, no desperdício de tempo e verba.

No entanto, afirmamos que o e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas de vendas quando utilizado de maneira correta. Veja alguns dados que comprovam essa afirmação:

90% dos usuários da internet têm pelo menos uma conta de e-mail funcionando. Desses 90%, 70% checam suas caixas de e-mail em média seis vezes por dia.

Números muito positivos, não é mesmo? Mas para que a sua estratégia de e-mails marketing tenha sucesso, a regra número 1 é que a sua lista de contatos seja formada por dados de pessoas que, em algum momento, optaram por receber os conteúdos da sua empresa.

Por que utilizar email marketing?

Email marketing é o terceiro canal de marketing mais usado pelas empresas. Ter um site é quase unanimidade, e as redes sociais ganharam espaço na última década, mas os emails se mantêm forte nas estratégias..

Quer entender por que o email marketing tem tanta relevância para o marketing? Trouxemos aqui as principais vantagens que os emails trazem para as empresas:

Grande alcance

Existem 4 bilhões de usuários de email atualmente. E esse número ainda deve crescer para 4,5 bi até 2024. Esse número representa mais da metade da população mundial. Impressionante, não é?

Nosso endereço de email concentra todas as ações que fazemos em outros canais. Toda vez que criamos um login em qualquer site, utilizamos o endereço de email. Assim, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

Por isso, quando você investe no email marketing, pode alcançar um número enorme de pessoas — que podem não estar nas redes sociais ou outros canais, mas certamente têm um email.

Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, nem todos os seguidores vão receber sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais publicações são mais relevantes para cada usuário.

Por essa razão, o alcance orgânico de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente vão visualizar a sua publicação.

Já no email marketing, você tem previsibilidade. Se você selecionar 100 endereços de email para enviar uma mensagem, todos eles vão recebê-la na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico, mas trataremos desse assunto mais adiante).

Formato flexível

O email é uma tela em branco — você pode preenchê-la como bem quiser. As mensagens não têm limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs e podem ter o layout que você preferir para a sua marca.

Um email pode ser feito com templates e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode criar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web ou contar uma história longa. Portanto, o email pode ser como você desejar!

Alto retorno financeiro

Você sabia que o ROI do email marketing é um dos mais altos entre os canais de marketing?

De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada $1 investido em email marketing, as empresas obtêm $42 de retorno, em média. Dependendo da indústria, esse retorno pode ser ainda maior.

ROI do email marketing

Dois fatores ajudam a explicar por que os resultados financeiros do email marketing são significativos: o investimento necessário é baixo, e as taxas de conversão são altas.

Para começar uma estratégia de email marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio, uma ferramenta de envio e uma pessoa para executar a estratégia.

Entre as inúmeras ferramentas do mercado, há ainda várias opções gratuitas. Portanto, o investimento que você precisa fazer não é muito alto.

Além disso, você pode gerar um grande volume de receita, seja por meio da nutrição dos leads, que têm mais chances de fechar negócio com esse relacionamento próximo, seja por meio de emails promocionais, que levam diretamente para a venda.

Canal próprio

Este é um dos principais motivos para usar o email marketing nas suas estratégias. O email é um canal próprio, e a lista de contatos é um ativo da sua empresa.

Não existe uma entidade externa definindo quando, como e por que você deve enviar mensagens aos assinantes. Você pode até usar uma ferramenta, mas a estratégia não depende dela.

Nas redes sociais, por outro lado, você depende das plataformas. São os algoritmos que decidem se o seu post é relevante ou não para os usuários. E os seguidores não pertencem à sua marca — se Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter acabarem ou perderem força, você não pode levá-los para outro lugar.

Portanto, o email marketing dá mais segurança. E a construção de uma lista de contatos robusta ainda valoriza a sua marca.

Não é Apenas Enviar Emails e Sim Construir uma Boa Estratégia

A criação de uma estratégia permite que você alcance uma audiência que esteja realmente interessada no conteúdo que você está oferecendo.

Ou seja, você está procurando por clientes que realmente demonstrem interesse no seu produto, não somente uma lista de contatos muito grande.

Essa, afinal, é uma das formas mais eficazes para engajar as pessoas em volta da sua empresa e converter leads em clientes que se tornarão pessoas promotoras da sua marca.

Portanto, lembre-se de se atentar a fatores como a frequência de envios, o visual, a linguagem utilizada, o assunto do email, o uso de CTAs fortes e a personalização das mensagens.

Também é preciso se lembrar de que o email marketing é uma estratégia de inbound marketing, ou seja, você precisa da permissão da pessoa para enviar as mensagens.

Então nada de comprar listas prontas de contato. A melhor alternativa é construir uma por conta própria por meio de landing pages ou promoções especiais.

Picture of Augusto César

Augusto César

Especialista de Performance em Tráfego Pago

Compartilhe esse conteúdo:

Leia Também

Quer acelerar os seus resultados através da internet?

Entre em contato agora e vamos dar início a essa transformação. 

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Opinião de quem importa

Confira o que os nossos clientes têm a dizer

Matheus Guedes
Matheus Guedes
27/07/2023
Profissionais excelentes e ótimos professores! Gratidão
Carine Uchoa
Carine Uchoa
20/06/2023
Excelentes profissionais! Experiência e expertise! Recomendo muito!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
11/05/2023
Empresa séria e comprometida.
Renan Braga
Renan Braga
11/05/2023
Excelente experiência com a A2 Digital! Augusto e Anyssa muito atenciosos e competentes! Recomendo !
Vládia Silveira
Vládia Silveira
14/01/2023
Perfeição, aderi ao serviço e amei! Já estou tendo retorno 🥰
Marley Uchoa
Marley Uchoa
13/01/2023
Compromisso, agilidade e boas ideias com trocas bem positivas. Recomendo.
Maite Magalhães
Maite Magalhães
04/08/2022
Sempre fui mto bem atendida! Anyssa e Augusto são super capacitados e sempre muito disponíveis!
Thiago Barreto Carvalho
Thiago Barreto Carvalho
04/08/2022
Extremamente comprometidos c o resultado e profundos em conhecimento. Estou adorando a experiência. É recente p mim, ainda vamos colher frutos maiores, mas o profissionalismo da A2 me encanta.